Memorial da Justiça Federal do RS

Previous Next

Sobre

Missão

Espaço de memória que objetiva comunicar as competências, o modo de atuação e os resultados da JFRS, compartilhando com a sociedade os diferentes modos de conhecer a sua história.

Divulgar, incentivar e amparar, por todos os meios possíveis, a preservação da história e do patrimônio cultural da JFRS e do povo gaúcho.

Acervo Histórico

Compõe-se de documentos produzidos e recebidos pela Justiça Federal no desempenho de suas atividades no estado do Rio Grande do Sul. São processos judiciais e documentos administrativos, em suportes físicos e eletrônicos, que registram o funcionamento e prestação da justiça.

Seguindo normas nacionais e internacionais de descrição arquivística, as informações descritivas do Fundo, Seções, Séries, Processos e Itens Documentais apresentam-se disponíveis no software ATOM. Além da pesquisa no ATOM, o acervo está disponível para consulta mediante contato prévio.

Memória do Mundo

O Programa Memória do Mundo foi criado em 1992 pela Unesco com o objetivo de preservar a herança documental da humanidade e facilitar o acesso de todos a essa memória coletiva. Em 2007 foi instalado o comitê brasileiro responsável por indicar documentos nacionais relevantes.

Em 2015 foram selecionados para o programa dois processos que tramitaram na Justiça Federal do Rio Grande do Sul: ambos tratam do reconhecimento de direitos sociais a casais homossexuais.

Logotipo do projeto Portas para o Futuro

Aplicativos Eproc

Loja Google Play Loja App Store
www2-des.jfrs.jus.br